Sobre
O projeto
A pandemia da Covid-19 encontrou o mundo despreparado para enfrentá-la, carente de recursos humanos e, especialmente, de soluções que pudessem evitar tão alto grau de contágio e de óbitos. O coronavírus trouxe incertezas econômicas, políticas e demográficas, e se destacou em relação a todos os demais fenômenos que pareceriam marcar a nova década do século XXI (UEBEL, 2020). O Brasil, mais especificamente, está sendo profundamente afetado pela pandemia, com grande grau de contágio entre a população e índices de óbitos em crescente evolução (IPEA, 2020).
Dentro desse cenário, urge a criação de soluções que possam, no menor prazo possível, minimizar os efeitos maléficos da pandemia. Entre essas soluções, apresenta-se a possibilidade da criação de ferramentas que possam facilitar a coleta e classificação de metadados de trabalhos científicos ou de relevância científica sobre a Covid-19. Essas ferramentas poderiam apoiar a pesquisa bibliográfica de pesquisadores, cidadãos e organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, apoiando sua tomada de decisão e a definição de ações relacionadas à pandemia.
O desenvolvimento de ferramentas de coleta e classificação de informações pode ser apoiada pela construção de web crawlers. Web crawlers são aplicações de software que, de forma sistematizada, vasculham a internet através de tarefas automatizadas (scripts) visando buscar e catalogar informações disponíveis na rede mundial de computadores. O termo web scraping, por sua vez, se refere à coleta de dados realizada por intermédio dos web crawlers, que executam a requisição de dados ao servidor das páginas acessadas, compilando esses dados de modo que a informação desejada possa ser extraída (MITCHELL, 2015).
Nesse contexto, esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de web crawlers que busquem informações relevantes de descobertas e conhecimentos científicos referentes a artigos publicados em revistas médicas e matérias disponibilizadas na Web que abordem a doença Covid-19. Ademais, busca-se a criação de um sistema de acesso livre aos metadados coletados e que disponibilize diferentes mecanismos de filtragem ao usuário, por intermédio do uso de strings de busca, a partir da escolha de diferentes atributos (assunto, título, resumo, autoria, período de publicação), de acordo com a demanda desejada.
Enfim, o acesso a um mecanismo que permita encontrar, de forma simplificada, trabalhos científicos publicados em revistas médicas e notícias referentes à pandemia publicadas em veículos de referência (jornais, revistas etc), pode ser um diferencial importante para o desenvolvimento de soluções para o problema. Ressalta-se que essa ferramenta somente lista as referências das publicações relacionadas à pandemia, permitindo o redirecionamento do usuário aos repositórios que disponibilizam os seus conteúdos. Os conteúdos das publicações não são armazenados em nossa base de dados.
Público alvo
Pesquisadores, organizações públicas e privadas, organizações do terceiro setor e empreendedores, de uma maneira geral, que tenham interesse em desenvolver soluções para a Covid-19.
Equipe
A equipe que atua/atuou no projeto é formada por professores, técnico-administrativos, alunos e egressos do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ):
- Anderson Amendoeira Namen
- Anderson Cordeiro Charles
- Carlos Cardoso Dias
- Edgard Poiate Junior
- Edson Mello Lucas
- Gabriela Pinheiro Heringer
- Gustavo Barbosa Libotte
- Lucas de Paula Oliveira dos Santos
- Maria Eduarda Ornelas Hisse
- Raphael de Souza Ribeiro Trajano
Contato
Para entrar em contato conosco:
e-mail: projetorobocovid@gmail.com
Referências
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Pandemia e fronteiras brasileiras: Análise da evolução da Covid-19 e proposições. Nota Técnica - DIRUR – Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais. Brasília, 2020.
MITCHELL, R., Web Scraping with Python: Collecting Data from the Modern Web. Estados Unidos: O’Reilly Media, 2015.
UEBEL, R. R. G. A geopolítica do coronavírus em tempos de incertezas. Diálogos Internacionais, Vol. 7, No. 70, 2020.